Qualidade HDR, HDR-X e HDR-U


HDR: o que é e por que ele pode ser mais importante do que o 4K

HDR (sigla em inglês para High Dynamic Range ou alto alcance dinâmico) é um recurso capaz de deixar a imagem do televisor com uma alta qualidade e excelentes resultados em brilho e contraste.

Televisões em 4K são os aparelhos que ofertam a tecnologia atualmente, mas há alguns televisores Full HD que tem suporte a tecnologia e ela também pode ser encontrada em monitores e consoles, como o Xbox One S e X e o PlayStation 4 Pro. Eles transmitem imagens com cores mais vivas, deixando os tons claros com mais brilho e tons pretos com mais contraste, de maneira que nenhum detalhe da tela passa despercebido.

Para que uma televisão possa reproduzir imagens em HDR, ela não precisa ser necessariamente 4K – existem aparelhos mais simples com a alta qualidade de imagem. A tecnologia deixa o conteúdo da televisão tão mais real e impactante que se você colocar imagens comuns em uma TV 4K e imagens HDR em uma TV de 1080p, a que possui HDR vai se destacar muito mais.

Cor digital

Olhando uma cena de filme em uma tela, pode não parecer, mas ela é composta por um monte de “quadradinhos”, os pixels. Cada pixel tem uma cor, e a mudança das cores dos pixels é o que dá a ilusão de que as imagens da tela estão se movendo. Cada pixel possui três canais de cores: vermelho, verde e azul. Misturando essas cores em intensidades diferentes, eles “criam” todas as cores que podemos ver.

Assim, cada pixel é composto por três números, um deles para cada um dos canais de luz. Quando os três números estão no valor máximo, a luz resultante é branca; quando os três estão em zero, não sai luz, e portanto o resultado é que aquele pixel fica preto.

HDR vs HDR-X vs DolbyHDR10+

Agora que você entende (ou quase) o que é o HDR, vamos falar sobre as tecnologias HDR-X e HDR-U, que nós do BaixarBluray.net traremos com exclusividade aqui no Brasil.

HDR ou HDR10: É uma tecnologia comum nos vídeos 4K, nem todos os títulos tem esta tecnologia embutida, mas a maioria dos títulos já vem com a tecnologia de forma padronizada, o que dá uma qualidade no vídeo superior aos vídeos sem HDR, ou seja, vídeos SDR.

Dolby Vision: O formato proprietário da Dolby, no momento, é uma exclusividade dos aparelhos 4K da LG no Brasil (no exterior, marcas como Visio e Philips oferecem produtos com esse sistema). Já de cara, a grande diferença com relação ao HDR10 é que a tecnologia da Dolby é paga: ou seja, para dar suporte ao Dolby Vision em um filme, o produtor precisa pagar licenças de uso da tecnologia à Dolby. Além disso, o televisor (e até reprodutor de Blu-Ray, no caso dessas mídias) precisa ser compatível com o formato, do contrário ele não será exibido no televisor. Apesar do caráter mais restritivo na forma de distribuição, no papel, o Dolby Vision tem claras vantagens diante do HDR10: em tese, o formato suporta até 10.000 nits (unidade de medida para brilho), enquanto que o HDR10 vai até 1.000. Porém, é importante lembrar que TVs atuais não chegam com facilidade à casa dos 1.000 nits e que essa especificação do Dolby pode vir a fazer diferença em novas gerações de Smart TVs, com displays melhores.

HDR-X: Também é conhecido por HDR10+ é uma tecnologia com uma gama muito maior de cores, que trás maior realismo, cores e brilho aos vídeos, qualidade muito superior aos vídeos com HDR ou HDR10. Como esta tecnologia não é exclusiva nossa, iremos postar somente alguns conteúdos com esta gama e traremos todos os nossos releases exclusivos com a gama HDR-U, apenas quando o HDR-U não puder ser utilizado, iremos utilizar o HDR-X.

HDR-U: Esta tecnologia, foi mesclada por nós do BaixarBluray.net sendo uma qualidade exclusiva nossa, a nível nacional e mundial, ninguém no mundo utiliza esta tecnologia. A ideia desta novidade é utilizar a gama de cores do HDR-X com a tecnologia Dolby Vision, assim sendo, nos preparamos para o futuro com maior brilho nos nossos vídeos e atendemos a todos os nossos usuários, sejam eles donos de TV’s HDR ou Dolby Vision. A Qualidade será a melhor possível para TV’s Samsung, Sony, LG ou qualquer outra marca, independente da fabricante.

PS. Peço desculpas pelos últimos lançamentos, eram uma fase de testes para melhor adequar a todos os equipamentos e sempre na melhor qualidade possível. Isto foi conseguido graças aos feedbacks que recebi por email de vários usuários, os quais agradeço pela ajuda prestada.

Veja todos os lançamentos em 4K HDR-U / HDR-X no link: 4K HDR-U

4K HDR Remux VS 4K HDR-U

Updated: 7 de novembro de 2019 — 09:52

50 Comments

Add a Comment
  1. Boa tarde, tenho um PC com um monitor 4K que não tem HDR, quando assisto algum filme em 4K nele a imagem do filme fica com as cores lavada, digo sem brilho, contraste, cores, sem qualidade e não adianta fazer ajustes no monitor que a imagem não melhora e em uma TV 4K que tenho as cores ficam bonitas. Existe alguma forma de simular um HDR no PC?

    1. Isso acontece porque como seu equipamento não tem HDR ele fica desativado e não apresenta o brilho e cores que deveria, por isso para não ficar assim você tem que baixar conteúdo em SD ou um simulador de HDR.

  2. Vou baixar um para testar, Obrigado!

  3. Show demais isso, baixei o Avatar e realmente a diferença é notável, valeu mesmo!!!

  4. Qual a melhor opção de imagem? 4K Remux ou 4K Dolby HDR-10+?

    1. Bom dia, DolbyHDR10+ é uma alteração que nós fazemos no arquivos Remux, para ficar com cores mais bonitas e mais definição de brilho e contraste, logo a imagem fica mais bonita, mas geralmente os arquivos Remux são menores, aí fica a seu critério, por isto postamos ambos os formatos.

  5. baixei o hobbit uma jornada inesperada, no formato 4k hdr10+ , tenho uma tv oled lg c8, percebi que nesse formato as imagens ficam saturadas de mais, o tom de vermelho se sobrepõem as outras cores e as cores ficam “estouradas” , tenho o mesmo filme em 4K remux com hdr “convencional” e achei as cores muito melhor que essa versão hdr10+, já mexi em todos os ajustes de cores da tv e não surtiu efeito.

    1. Realmente alguns filmes em algumas TV´s a tonalidade vermelha fica saturada, eu ainda não sei o motivo disto, mas este filme não existe em versão HDR convencional, todos os releases do mercado do Hobbit em 4K foram feitos por mim, não só os que tem no Brasil, mas os que rolam fora do país também, por mais que o uploader lá do outro site tenha colocado o nome dele, já que o mesmo não tem capacidade de fazer nada por ele mesmo.

  6. Tenho reparado que a maioria dos filmes que baixo nas versão HDR tem umas “travadinhas”. MIB foi uma delas, era nítido!
    A Dog’s Journey também tinhas as travadinhas, porem mais espaçadas. O que não gostei especificamente neste filme foi a claridade excessiva no filme (efeito HDR), até as faixas pretas ficaram cinzas.

    1. Não haverá mais nenhum problema de claridade, com o feedback que recebi fui ajustando a gama e agora tudo sai perfeito em qualquer dispositivo.
      Travadinhas? rapaz eu não assisto todos os filmes que lanço, mas estes dois eu assisti e não teve travadinha não. Vc usa USB 3.0? direto do PC? como reproduz?

  7. Hiro, sua TV é OLED (são as únicas que tem USB 3.0)? Minha 4k é LED, Samsung, modelo MU6300, baixei o mesmo filme, do mesmo uploader, ambos REMUX sendo o 1080p 35GB e o 4k 65GB e o resultado de imagem foi absolutamente o mesmo, nem mesmo mais detalhado o filme ficou… Fico pensando se não é por conta da USB 2.0, será que ela consegue transferir a quantidade de MB/s necessários para reproduzir fielmente os 4k presentes no HD externo… Não pode isso, fica estranhíssimo ter um arquivo com o dobro do tamanho e ter a mesma qualidade…

    1. Eu tenho 3 TV´s 4K 2 são comuns e 1 QLED, todas elas passam com ótima velocidade do HD com USB 3.0 já com HD USB 2.0 todas elas engasgam. O resultado não pode ser o mesmo por vários fatores:
      4K HEVC são 10 Bits contra 8 Bits dos 1080P H264.
      4K HEVC geralmente tem HDR, contra brilho e saturação comum dos 1080P.

      Se não percebe diferença na imagem são seus olhos que estão ruins 🙂 ou sua TV não esta devidamente configurada. Vc deve desativar tudo quanto é recurso automático da TV e principalmente o HDR+. Estes recursos só servem pra piorar a imagem 4K, apesar de melhorar um pouco o HD ou FHD.

      1. Hiro. Tenho uma TV da Samsung 4K HDR+. Quando dou play em algum conteúdo HDR, devo ativar o HDR da TV ou deixá-lo desativado? Fiquei confuso na sua fala “Vc deve desativar tudo quanto é recurso automático da TV e principalmente o HDR+”
        Atenciosamente.

        1. Boa tarde Higor, recursos automáticos como truemotion entre outros que não lembro agora devem estar desativados, bem como a função HDR+.
          HDR+ é uma espécie de emulador de HDR, desligar isto não irá desligar o HDR, pelo contrário, deixará o HDR de fato trabalhar e não o emulador.

          1. Muito obrigado Hiro360! Sempre tive essa dúvida e, pelo jeito, sempre assisti errado (com o HDR+ ativado em tudo que possuía HDR, inclusive no HDR do PS4 PRO (HDR em cima de HDR)).

            Atenciosamente.

  8. Entendi… Vou desativar esses tais recursos automáticos e reavaliar… Minha 4k é a do HDR fake, HDR+ (plus), eu não deixo ele ativo conforme dissestes… como minha TV é 49 polegadas, deve influenciar também, creio… se fosse 55 já seria mais fácil ver as diferenças do 1080 pro 4k…

  9. boa noite Hiro..já baixei alguns filmes 4K aqui no site mas os últimos 2 que baixei, no caso o “Dragão Vermelho” e “O Iluminado” na minha TV LG NanoCell SM9000 não pegou com HDR…no caso dessa minha TV ela avisa quando o HDR está sendo utilizado e nesses dois filmes ele não aparece…vc saberia me explicar o pq???pq com outros filmes que baixei por aqui como o Exterminador do Futuro está pegando de boa

    1. Boa noite Gustavo, este Iluminado eu não dizer, nem sabia que tinha postado isto, mas alguns filmes realmente teve este problema em algumas TV´s, eu estava ajustando as configurações da gama para atingir o máximo de desempenho em todos os filmes, e precisava de feedback dos usuários, e graças a muitos emails que recebi consegui deixar perfeito em todas as TV´s e com o HDR ativo para todas agora, os últimos 3 filmes postados já saíram na qualidade máxima tanto pra HDR quanto para Dolby e serão todos assim a partir de agora.

      1. valeu pela explicação…se puder reupar o dragão vermelho já com essa correção que vc fez eu vou ficar grato…abraço e continuem com o ótimo trabalho de vcs

        1. Eu vou refazer sim, mas vai levar um tempinho, antes eu conseguia fazer até 2 filmes por dia, mas para a qualidade ficar a melhor possível tive que diminuir o tempo de processamento, desta forma só faço um por dia agora e tenho alguns aqui na fila de lançamento.

  10. Tenho uma Tv Lg Oled C9 e posso te falar: É sensacional assistir os filmes que vc posta! Já é guia fixa no navegador…Vejo todos os dias se tem alguma novidade, tá de parabéns pelo seu trabalho, irmão! Qualidade HDR que vc posta é incrível! Som dublado em Dolby/Dts..cara, sem palavras… Claro que não baixo tudo, mas até aqui tudo que baixei rodou lindo! Obrigado!

  11. Hiro, usar o MKVmerge pra tirar o áudio em inglês do arquivo, para ocupar menos GB, pode afetar a qualidade visual e de áudio do filme? Esse programa pode fazer isso?

    1. Não afeta não Luiz, apesar de que tive problemas com isto em alguns filmes, mas acho que foi problema no Windows, pois depois que formatei o problema se foi e tirando alguns casos que tive problemas uns 3 ou 4, nunca tive este problema não.

  12. Hiro, por acaso tens aí no seu acervo a série Fringe? São 5 temporadas. Se sim, e se pretendes upar ela nos próximos 6 meses, seria fantástico… kkkkkkk. Tenho só a temporada 1, nem lembro como consegui o remux 1080p dela

    1. Boa tarde Luiz, esta série não tenho, mas posso tentar achar nas minhas fontes.
      Por hora o que tô fazendo de série remux é o 24 Horas e Lost.
      Farei também Band of Brother sem Remux e 4K.

      Depois posso pesquisar sobre esta série aí, mas não garanto encontrar.

    2. Retiro o que disse. Assim que terminar as séries que tô fazendo o Remux agora eu mando pra vc esta série aí. Já vi que tenho ela sim.

  13. Boa tarde, você saberia dizer a partir de qual filme ou página o HDR-U foi corrigido e está tudo ok? Pois lembro que uma vez baixei um filme neste formato para testar e as cores estavam muito saturadas. E parabéns pelo excelente trabalho site top.

    1. Boa tarde, rapaz eu não sei dizer pra falar a verdade, no tempo que sobra eu estou corrigindo os problemáticos, mas de Dezembro pra cá, acho que não tem nenhum problemático.

      1. Ok muito obrigado!

  14. Boa tarde. Não sei se estou postando no lugar certo, mas eu queria saber da galera como vocês fazem para armazenar esse volume tão absurdo que são os filmes em alta definição. Eu tenho dois HDs externos de 8Tb onde os ligo num router com tecnologia NAS para distribuir os filmes em todas as TVs conectadas na mesma rede. Mas será que a longo prazo estou fazendo direito? Eu devo ter uns 800 filmes (alguns em 720p,maioria em 1080p e alguns em 1080p remux).

    1. Boa tarde Renato, eu acho que a maioria não armazena, baixa, assiste e deleta.
      Eu não armazeno também não, deixo tudo no BRupload.

  15. Eu cogitaria baixar, assistir e excluir, apenas se houvesse internet decente… Aqui tenho NET 120mb e é muito instável, vive dando erro nos downloads, se fico longe do PC muito tempo sem reativar o download, perco dias até conseguir baixar 1 filme, pra logo excluir após assistir? depressivo isso, prefiro ir comprando HDs e baixar só o que realmente me interessa… tem algum gerenciador de download 100% gratuito?

    1. Que estranho, eu não tenho este problema não, aqui baixa tudo muito tranquilo. Eu uso o Jdownloader2, este realmente a vezes dá uns problemas, mas são poucos problemas, ou uso o IDM que não dá problema algum, mas prefiro o Jdownloader2 mesmo com alguns problemas.

  16. Fala Hiro, blza?
    Me tire uma duvida, o HDR-U que você faz, é a partir de uma midia 1080p? Ou de um original 4K mesmo?

    1. Depende, se tem o 4K, faço a partir dele, se não tem, uso a mídia 1080p.

  17. Oi Hiro, bom dia. Tenho uma dúvida. Minha TV é uma LG Oled C8 e quando baixo esses filmes que têm o logotipo HDR-X eu irei estar visualizando o HDR+, não é isso? Como a minha Oled C8 não é compatível com HDR+, ela é compatível apenas com Dolby Vision/HDR/HDR10, isso significa que minha TV irá converter o HDR+ para HDR10?

    1. Bom dia Wander, eles não são HDR10+, isto é um recurso apenas das Samsung. Os filmes são encodados para rodar em HDR10.
      No caso da OLED eu não posso te responder com exatidão, pois não tenho uma, mas em teoria, eles vão rodar sob o Dolby Vision, HDR apenas quando o suporte Dolby Vision não for aceito, pois são encodados para isto.

  18. Fala Hiro, primeiramente parabéns pelo trabalho e dedicação e obrigado pela sua disposição em faze-lo.

    Me tira uma duvida, esse formato DolbyHDR10+ ou HDR-U como você chama quando rodando em uma TV que não tem DolbyVision vai conseguir aproveitar todos os recursos disponíveis do arquivo que você disponibiliza? Como é que a TV entende isso?

    Por acaso para aqueles que não tem DolbyVision seria melhor baixar somente os 4K Remux e HDR-X?

    1. Bom dia André, eu não faço mais os DolbyHDR10+, havia um erro na codificação do formato e eu acabei o abandonando. HDR-U vai ler automaticamente na TV com ou sem DolbyVision, assim como o HDR-X. 4K Remux alguns irão ler DolbyVision outros não, a maioria não. No caso a TV sem DolbyVision irá reconhecer apenas como HDR em todos os casos.

  19. BOa Tarde!

    Excelente texto e parabens pelo trabalho!

    Estou com uma dúvida, vi que os mais recentes filmes em 4k HDRU tem bitrate por volta de 60 mbs.
    Tendo em vista que as tvs ainda não vem com usb 3.0, a velocidade máxima que podemos atingir no 2.0 é justamente 60mbs, so que dificilmente a velocidade chega ao máximo.

    Obrigado!
    Se meu racional estiver certo, esses arquivos não rodarão bem nas tvs plugando o hd direto na tv, certo? Dai eu teria que utilizar um filme com bitrate por volta de uns 35 a 40 mbs…

    Não sei se fui claro.

    Tive essa duvida e pesquisei pq Vingadores ultimato tem bitrate de 70 mbs e fica engasgando ma minha tv samsung.

    1. Bom dia Thiago, seu raciocino esta quase correto, mas o ideal é vc utilizar um hd externo com USB 3.0, mesmo que sua TV não tenha entrada 3.0 ela será capaz de reproduzir a 100 MBPS tranquilamente, sei disso pq já fiz release de teste e testei nas 3 TV´s 4K que tenho e em todas o filme rodou tranquilo.

      Minhs TV´s são todas Samsung sendo uma delas série 6000 outra série 7000 e a mais nova é uma Qled.

      Eu quando faço release de teste testo tanto em meu HD USB 3.0 da seagate quanto em meu HD externo que montei com um SSD 500 GB da HP, se der ruim no Seagate eu descarto o filme e não faço mais encode da forma como foi testada, mas caso contrário, busco sempre a melhor qualidade possível.

  20. Hiro, vc esta certo, eu confundi Mbps com MBs. Então roda sim! Tenho uma KS7000.

    Só Band Of Brothers 4kHDR-U que não ficou legal na minha TV. Como comentei la no post, ele parece que tem fps baixo. Testei na KS7000. Se vc tiver com ele fácil e puder fazer o teste ai, agradeço!! (se ja testou, desconsidere)

    Obrigado!

    1. Sim, eu assisti a série toda antes de fazer o post.

  21. Olá meu querido. Gostaria de fazer uma pergunta bem honesta. Tenho amado todo o seu trabalho, porém reparo que em alguns filmes que são mais antigos (que não saíram em 4k nativo principalmente) ficam ótimos, mas aqui na minha TV alguns parecem que ficam com um brilho maior do que deveriam, um exemplo é o Harry Potter 1 que testei.
    Então a minha pergunta é a seguinte, na sua opinião esses filmes ficam melhores se exibidos no 1080p Remux nativo? Ou seria algo mais ligado ao HDR da minha TV LG 55UK631C? Se for algo do tipo, poderia recomenda alguma forma de calibrar o HDR, pois acredito que tem bastante experiência.
    De qualquer jeito só queria agradecer por todo esse empenho a está comunidade!

    1. Gabriel eu realmente não sei te dizer se seria questão de configuração, mas se a maioria dos filmes ficam bons e este HP ficou ruim, o mais provável é que eu tenha errado na hora de embutir o HDR ou na hora de fazer o encode em HDR-U. Há um tempo atrás eu tive problemas com a GPU, como eu não assisto a maioria dos filmes apenas testo alguns trechos, este problema passou despercebido por mim e eu realmente não sei quais foram os filmes que tiveram este problema, os que eu já identifiquei, eu acabei refazendo os filmes, os que eu não identifiquei, continuam com o erro de encode, para consertar eu preciso que a galera me informe quais são os problemáticos.

      Eu vou verificar este filme depois, se for o caso eu corrijo o problema tão logo quanto possível, mas não tem relação quanto a ter saído em 4K nativo ou não.

      1. Entendi Hiro, muito obrigado pela resposta! Ficarei de olho e qualquer coisa reporto nos comentários. Vlw pelo seu incrível trabalho, sou extremamente grato!!!

  22. Amigo gostaria de uma dica pois sou leigo no assunto tenho uma samsung 7100 de 50 polegadas qual seria a melhor opção 4K HDR-U ou remux qual a perda que vou ter em qualidade se baixar remux obrigado por sua atenção.

    1. Isto fica a seu critério Samuel, Remux é filme extraído do BD-R sem modificações ou rip, ou seja vem na qualidade da produtora. Já as releases HDR-U são alteradas por mim, para ter mais cor, brilho e melhor contraste, muitas vezes utilizo do upscale para fazer este tipo de release, mas não faço upscale se o filme for Real 4K, nestes casos apenas altero gama de cores.

  23. ok entao a versão remux é 4k HDR

    1. Na maioria das vezes sim, nem sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Bluray © 2019 Frontier Theme