Qualidade HDR, HDR-H e HDR-X



HDR: o que é e por que ele pode ser mais importante do que o 4K

HDR (sigla em inglês para High Dynamic Range ou alto alcance dinâmico) é um recurso capaz de deixar a imagem do televisor com uma alta qualidade e excelentes resultados em brilho e contraste.

Televisões em 4K são os aparelhos que ofertam a tecnologia atualmente, mas há alguns televisores Full HD que tem suporte a tecnologia e ela também pode ser encontrada em monitores e consoles, como o Xbox One S e X e o PlayStation 4 Pro. Eles transmitem imagens com cores mais vivas, deixando os tons claros com mais brilho e tons pretos com mais contraste, de maneira que nenhum detalhe da tela passa despercebido.

Para que uma televisão possa reproduzir imagens em HDR, ela não precisa ser necessariamente 4K – existem aparelhos mais simples com a alta qualidade de imagem. A tecnologia deixa o conteúdo da televisão tão mais real e impactante que se você colocar imagens comuns em uma TV 4K e imagens HDR em uma TV de 1080p, a que possui HDR vai se destacar muito mais.

Cor digital

Olhando uma cena de filme em uma tela, pode não parecer, mas ela é composta por um monte de “quadradinhos”, os pixels. Cada pixel tem uma cor, e a mudança das cores dos pixels é o que dá a ilusão de que as imagens da tela estão se movendo. Cada pixel possui três canais de cores: vermelho, verde e azul. Misturando essas cores em intensidades diferentes, eles “criam” todas as cores que podemos ver.

Assim, cada pixel é composto por três números, um deles para cada um dos canais de luz. Quando os três números estão no valor máximo, a luz resultante é branca; quando os três estão em zero, não sai luz, e portanto o resultado é que aquele pixel fica preto.

HDR vs HDR H vs HDR X

Agora que você entende (ou quase) o que é o HDR, vamos falar sobre as tecnologias HDR-H e HDR-X, que nós do BaixarBluray.net traremos com exclusividade aqui no Brasil.

HDR ou HDR10: É uma tecnologia comum nos vídeos 4K, nem todos os títulos tem esta tecnologia embutida, mas a maioria dos títulos já vem com a tecnologia de forma padronizada, o que dá uma qualidade no vídeo superior aos vídeos sem HDR, ou seja, vídeos SDR.

HDR-X: Também é conhecido por HDR10+ é uma tecnologia com uma gama muito maior de cores, que trás maior realismo, cores e brilho aos vídeos, qualidade muito superior aos vídeos com HDR ou HDR10.

HDR-H: Esta tecnologia, foi mesclada por nós do BaixarBluray.net sendo uma qualidade exclusiva nossa, a nível nacional e mundial, ninguém no mundo utiliza esta tecnologia ainda. Por se tratar de uma tecnologia que aprendemos a dominar a pouco tempo, iremos progredir no quesito qualidade com o passar do tempo, mas já há um ganho de qualidade imenso nos testes que efetuamos. Esta sigla HDR-H foi implementada por nós, que seria abreviação de HDR Hybrid (HDR híbrido), Hybrid porque utilizamos a gama de cores dos vídeos 4K HDR-X em menor escala nos vídeos 1080P.

Abaixo irá ver algumas comparações com 4K UHD, 4K UHD HDR e 4K UHD HDR-X, bem como comparação de vídeos em 1080P com e sem HDR-H, assim poderá tirar suas próprias conclusões.

HDR-H

1080P sem HDR:

BaixarBluray.net

1080P com HDR-H:
BaixarBluray.net

1080P sem HDR:

BaixarBluray.net

1080P com HDR-H:
BaixarBluray.net

1080P sem HDR:

BaixarBluray.net

1080P com HDR-H:
BaixarBluray.net

HDR-X

BaixarBluray.net

BaixarBluray.net

BaixarBluray.net

Atualização: Todo e qualquer aparelho com qualidade 1080P (Full HD) consegue reproduzir vídeos na qualidade HDR-H e somente aparelhos 4K com tecnologia HDR conseguem reproduzir vídeos com HDR-X.

Veja todos os lançamentos em HDR-X no link: 4K HDR-X

Veja todos os lançamentos em HDR-H no link: 1080P HDR-H

Updated: 20 de maio de 2019 — 13:16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar Bluray © 2019 Frontier Theme